Pesquisar este blog

Bragança Paulista-SP

Bragança Paulista é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º57'07" Sul e a uma longitude 46º32'31" Oeste, estando a uma altitude de 817 metros.
O território de Bragança Paulista está situado na região sudeste do Estado de São Paulo,
na Serra da Mantiqueira. Diz a história, que a Expedição de D. Francisco de Souza, depois de atravessar o sul de Minas Gerais, descobriu o Pico do Lopo, nas imediações da atual cidade de Vargem, e ali acampou.
Esta é a primeira notícia que se tem de alguém ter pisado em terras Bragantinas. Anos depois, em 1.725, Bartolomeu Bueno da Silva ( o segundo Anhanguera ) percorreu a região bragantina e, com a descoberta de ouro no centro do país, aqui ficou sendo passagem obrigatória dos aventureiros das Entradas e Bandeiras.
ORIGEM DO NOME
Diz a História, que o nome pode estar atribuído a um português, com o nome de Bragança, que era dono de um rancho para tropeiros, com pastos de aluguel, no bairro do Canivete, em fins do século XVIII. Mas nenhum documento revela ter existido esse tal português. Oficialmente, data de 28 de Novembro de 1797 o edital da criação da "Villa Nova Bragança". O nome escolhido foi provavelmente em homenagem à Casa Bragança, dinarquia reinante em Portugal desde 1640. A denominação NOVA Bragança, evocava a velha Bragança situada em Portugal, próxima do pequeno rio Fervença, a 12 quilómetros da fronteira espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário