Pesquisar este blog

FÁTIMA PORTUGAL


Fátima, cidade da Estremadura, está situada nos contrafortes da Serra de Aire, a cerca de 300 metros acima do nível do mar, mesmo no coração de Portugal. Pertence ao concelho de Vila Nova de Ourém. Estes dois nomes topográficos remontam ao tempo dos mouros. Fátima era o nome da filha de Maomé, o grande profeta do Islão.
Hoje, Fátima indica a povoação central, sede da freguesia do mesmo nome. A cerca de um quilómetro de Fátima, fica Aljustrel, a pequena aldeia onde nasceram os três pastorinhos a quem Nossa Senhora apareceu, em 1917. Para ocidente, próximo de Aljustrel, numa colina onde prevalece o cultivo das oliveiras, ergue-se a Loca do Cabeço, minúsculo aglomerado de rochas onde, em 1916, o Anjo apareceu, duas vezes, aos três pastorinhos.
Dois quilómetros a oeste de Fátima, estende-se uma das muitas depressões chamada Cova da Iria, o lugar onde Nossa Senhora apareceu cinco vezes aos videntes. Noutro pequeno vale chamado Valinhos, entre Aljustrel e a Loca do Cabeço, fica o sítio, onde a Virgem apareceu também uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário